17 de jun de 2019

Porque transtornos emocionais ainda são vistos como tabu?

Depressão. Ansiedade. Síndrome do pânico.
As pessoas querem nos fazer acreditar que a depressão não é real, que é coisa da nossa cabeça, que é frescura. Será que elas têm razão?
Será que estamos aptos a falar sobre os transtornos emocionais e psicológicos? Será que estamos preparados para encarar e vencer esse tabu?
Em números: são cerca de 2 milhões de casos novo no Brasil POR ANO. 2 milhões de pessoas diagnosticadas com depressão e 2 milhões com ansiedade.

É algo extremamente comum, porém ainda é um tabu para o brasileiro. Este tabu existe por um motivo: falta de diálogo. As pessoas não querem conversar sobre este assunto e não enxergam sua importância.
Porque as pessoas têm a tendencia de não enxergar os transtornos emocionais e psicológicos como algo tão patológico quanto qualquer outra doença? Porque não enxergam que existem sim, sintomas físicos da depressão?
A verdade é que é muito mais fácil culpar a pessoa que sofre com essa doença do que achar onde se encontra o problema. É muito fácil culpar quem está sofrendo.

" Dia após dia corremos atrás de ser algo melhor. Muitas vezes corremos atrás de sonhos que não são nossos. Buscamos, sem descanso por algo que muitas vezes nem é tão importante, corremos atrás para alimentar nosso ego. E seguimos nos stressando. Os níveis de stress aumentam gradativamente e vão nos sufocando pouco a pouco até se tornar impossível de aguentar e é neste momento que surgem os sintomas da depressão. Porém, como estamos correndo atrás de algo que parece tão significante, ignoramos o sintomas e continuamos a nos sobrecarregar. As nossas energias vão diminuindo, deixamos de aproveitar aquele lindo dia ensolarado e nos jogamos na profundidade do quarto escuro e sem vida. As nossas forças para levantar da cama se tornam cada vez mais escassas e quando vemos já se passaram três dias desde o último banho. Cada vez menos aproveitamos a companhia daquelas pessoas que outrora nos faziam tão bem! Afinal, como elas podem estar tão felizes? Será que elas não enxergam nossa tristeza? E deixamos que a solidão nos acalente, aquele silêncio se torna cada vez mais bem vindo. Os dias que antes não nos eram suficientes, agora demora a passar e quando menos esperamos já não vemos mais sentido na vida."

É assim que a depressão se torna cada vez mais frequente. Não é coisa da nossa cabeça, não é algo que conseguimos facilmente nos libertar. Depressão é uma doença séria que possui tratamento. Depressão mata.

Se você conhece alguém que têm depressão não a deixe sozinha. Mostre a ela que alguém se importa, não julgue e não tente diminuir a importância da dor. Mostre que, estando em companhia, aquela dor pode passar, mostre que ela é importante para alguém.


FIQUE FORTE. STAY STRONG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário